quarta-feira, 20 de julho de 2011



James Byron Dean nasceu em Marion (Indiana) e morreu num acidente de carro que interrompeu sua carreira no auge e o transformou em mito cultuado ainda hoje. Filho de um dentista, perdeu a mãe aos sete anos. Cresceu numa fazenda de Iowa e após concluir o secundário foi para Los Angeles, onde estudou no Santa Monica Junior College e na UCLA.

Como ator, integrou o grupo teatral de James Whitmore (veterano que reapareceu em "Um Sonho de Liberdade", como o bibliotecário da penitenciária Shawshank) e fez pontas em quatro filmes, entre eles "Baionetas Caladas" (1951), de Samuel Fuller, e "Sinfonia Prateada" (1952), de Douglas Sirk. Foi em Nova York, no entanto, que sua carreira decolou: assistiu a aulas no lendário Actors Studio, fez pontas na TV e duas peças na Broadway. A segunda, "The Immoralist" (1954), lhe valeu um teste na Warner.

Pouco tempo depois, já era um ídolo em todo o país. Estrelou os filmes: "Juventude Transviada" (1955), "Vidas Amargas" (1955) e "Assim Caminha a Humanidade" (1956). Os dois últimos lhe renderam indicações póstumas ao Oscar de melhor ator. Em 30 de Setembro de 1955 quando dirigia seu Porsche rumo a Salinas, onde participaria de uma corrida, sofreu um acidente fatal que lhe tirou a vida. Inúmeros livros e filmes - como "O Espírito de James Dean" (1978), de James Bridges, e "James Dean, o Mito Sobrevive" (1982), de Robert Altman - dedicaram-se nas últimas décadas a analisar a personalidade do ator e o impacto de sua morte sobre milhões de fãs.
__________________________________________________________________________

James Byron Dean era filho único e seu nome foi uma homenagem da mãe ao poeta inglês Lord Byron. filho de Wilton Dean, um protético, e de Mildred Dean, filha de fazendeiros metodistas, aos 8 anos ele já tocava violino e fazia aulas de sapateado. Em 1940, perdeu a mãe vitima de câncer. Com a morte da mãe, foi morar com os tios Marcus e Ortence Winslow em Fairmount. Considerado uma criança introspectiva, Jimmy, como era chamado, cresceu na fazenda de 300 acres dos tios, ali aprendeu a dirigir trator e ordenhar vacas. Aos 14 anos, já participava do teatro escolar e aos 17 anos ganhou sua primeira moto, uma Triumph, presente do tio Marcus.
Em 1949, Dean foi para Los Angeles, com a intenção de estudar arte dramática e morar com o pai e a madrasta.
Em 1952, começou a fazer pequenas pontas na TV. Em 1953, encenou na Broadway a peça de Richard Wash "See the Jaguar". A peça foi um fracasso, mas James Dean chamou a atenção da critica. Encenou a Peça "O Imoralista", baseada na obra de André Gide, interpretando um homossexual. Com a peça ganhou o Tony Award de melhor ator do ano.
Em 1954, para estrelar o filme de Elia Kazan, "A Leste do Éden" (Vidas Amargas, Brasil), baseado , em que interpretava um jovem solidário e amargurado, teve que assinar um contrato com uma cláusula em que se comprometia a não dirigir carros de corrida durante as filmagens.

Em 1954, conheceu a jovem estrela de O Cálice Sagrado, Pier Angeli, para muitos o grande amor de sua vida, mas a mãe de Pier foi contra o relacionamento, pelo fato de ele não ser católico. Jimmy já era conhecido por seu temperamento difícil. O rompimento do namoro abalou o ator. Ao saber que a ex-namorada estava de casamento marcado com o cantor Vic Damone, apareceu na porta da Igreja Católica de São Timóteo e conseguiu chamar a atenção dos noivos, "arrancando" com a moto em alta velocidade. Só encontraria Pier quase um ano mais tarde nas filmagens de Assim caminha a Humanidade.


Fora dos sets de filmagem, era conhecido por uma agitada vida social, fumava e bebia, e possuía um enorme fascínio por carros velozes e pela velocidade em si - paixão que lhe custou a vida.



O roteirista William Bast foi um dos mais próximos amigos de Dean, um fato reconhecido pela família de Dean. De acordo com o primeiro biógrafo de Dean (1956), Bast era seu companheiro de quarto na UCLA e mais tarde em Nova York. Cinqüenta anos após a morte de Dean, ele afirmou que ele e Dean ultra

Pouco antes do início das filmagens em East of Eden , Dean fez amizade com treinador de cavalos Monty Roberts, os dois se tornaram amigos íntimos. Dean tinha planejado se reunir com Roberts logo após a corrida em 30 de setembro para discutir planos para a construção de um rancho, o que seria de propriedade de Dean, mas gerido por Roberts. Roberts e sua esposa foram os primeiros a saberem da morte de Dean, através de um telefonema feito pelo mecânico de Dean, Roberts e sua família não foram ao enterro de Dean, porque, embora os dois se consideravam "irmãos", a amizade deles era desconhecido para a família de Dean.  

Pier Angeli só falou uma vez sobre a relação em sua vida mais tarde, em uma entrevista, dando descrições vívidas de encontros românticos na praia. A atriz Liz Sheridan afirma que ela e Dean tiveram um caso curto em Nova York.  Em suas memórias, ela também afirma que Dean estava tendo um envolvimento sexual com o diretor Rogers Brackett, e descreve a sua resposta negativa a esta situação. No entanto, novamente Bast é cético se este foi um caso de amor verdadeiro e disse que Dean e Sheridan não passaram muito tempo juntos. 

Dean evitou ser taxado como homossexual, em seguida, classificado pelo governo dos EUA como tendo um transtorno mental . Quando questionado sobre sua orientação, ele disse: "Não, eu não sou um homossexual. Mas, eu também não estou indo passar a vida com uma mão amarrada nas minhas costas." 

 Em 30 de setembro de 1955, Dean e seu mecânico Rolf Wütherich partiram para a Competição Motors, onde tinha preparado o seu Porsche 550 Spyder, naquela manhã para uma corrida de carros esporte em Salinas, Califórnia Dean levou o Spyder, tendo decidido que ele precisava de mais tempo para se familiarizar com o carro. Dean estava dirigindo a oeste na Route 466  quando um carro Ford Tudor, cruzou a pista de Dean. Os dois carros bateram quase de frente.  De acordo com uma publicação do Los Angeles Times, o oficial Ron Nelson e seu parceiro haviam terminando um coffee break em Paso Robles , quando foram chamados ao local do acidente , onde viram um Dean, inconsciente com respiração ofegante, Dean foi colocado em uma ambulância. Paramédicos disseram que Dean havia sido jogado para fora do carro e estava deitado no acostamento da estrada ao lado do Porsche Spyder quase inconsciente,  quando na ambulancia, ouviram Dean resmungando algo que parecia ser a palavra Mãe, Dean foi levado para Paso Robles War Memorial Hospital, onde foi declarado morto após sua chegada, com apenas 24 anos.

 
 Principais Filmes
 Assim Caminha a Humanidade
 Juventude Transviada
 Vidas Amargas




Nenhum comentário:

Postar um comentário