domingo, 3 de julho de 2011



Greta Lovisa Gustafson, mais conhecida como greta Garbo, foi uma das atrizes mais enigmáticas do cinema, não dava autógrafos, não dava entrevistas, ficou marcada pela frase "I want to be alone" (Eu quero ficar só), e deixou o cinema, no auge da carreira... ninguem sabe ao certo o porque, de tanto mistério, mas com isso ela deixou sua marca em Hollywood para sempre.
Com seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das mulheres mais fascinantes do século passado, Em 1999, o American Film Institute classificou Garbo quinta em sua lista de maiores estrelas de todos os tempos , depois de Katharine Hepburn , Bette Davis , Audrey Hepburn e Ingrid Bergman .. Apesar de sua carreira meteórica, Garbo era solitária e reservada, e só concedeu quatorze entrevistas durante toda a vida. Pouco se soube e muito se especulou sobre a atriz, incluindo mistérios sobre sua relação com os Aliados da Segunda Guerra Mundial. Uma das citações mais memoráveis sobre ela é a de que "Greta é como a Mona Lisa - uma das grandes coisas da vida. E tão distante quanto."

Garbo demorou para conseguir sua tão esperada estréia em Hollywood, o primeiro obstáculo foi sua aparência: ninguém queria saber de dar uma oportunidade para "uma gorduchinha sueca sem retoque", com uma sombra de queixo duplo, cabelos crespos e quase dentuça. Irving Thalberg ordenou-lhe então uma dieta rígida para acabar com as gordurinhas de final de adolescência e mais tarde providenciou a correção do dente direito, que era claramente protuberante em relação ao esquerdo. Dois anos depois, em 1927, seus dentes estavam perfeitamente alinhados; ela se livrou do excesso de peso, escureceu em torno dos olhos (e possivelmente das narinas) para dar profundidade e alisou os cabelos, usando-os para trás, de forma a "levantar" seu rosto. Se era somente uma garota comum ao chegar, a perfeição de sua estrutura óssea tornou possível a beleza. A esses melhoramentos estéticos, seguiram-se os valiosos conselhos e o exemplo profissional de Lillian Gish, por quem Garbo sentia uma grande admiração.

Outra prova de sua importância veio em 1932, com a renovação de seu contrato com a MGM, que lhe dava o direito de determinar praticamente toda a programação, aprovar o protagonista dentre quatro nomes de atores e dois de diretores propostos pelo estúdio. Apesar disso, ela raramente usou esse poder ao longo de sua carreira.

Um de seus maiores triunfos foi o filme Grande Hotel (1932), no qual ela fala a famosa frase que a marcou pelo resto de sua vida: "I want to be alone". Temia-se que o dinheito gasto com os altos salários jamais pudesse ser recuperado nas bilheterias; o resultado, no entanto, foi sucesso extremo, culminando com o Oscar de Melhor Filme de 1932.

O último filme de garbo foi duramente criticado pela mídia, embora não tenha sido um fracasso comercial, Garbo se referia ao filme como "a minha sepultura".  Foi oferecido muitos papéis ao longo dos anos.

Fortemente abalada pelas duras críticas negativas que o filme Duas Vezes Meu recebeu nos meios de comunicação, e desiludida com o mundo devido à Segunda Guerra Mundial, Greta Garbo resolveu dar um tempo em sua carreira cinematográfica. Ela ainda era parte (embora periférica) da "elite do cinema", e ainda era muito solicitada, não só como presença social, como também para diversos papéis em cinema e teatro.

No começo de 1940, a Associação dos Exibidores Independentes da América divulgara uma lista de grandes nomes do cinema que, nos últimos anos, tinham se tornado "veneno de bilheteria" - os ex-deuses que quase ninguém mais estava comprando ingressos para ver: Marlene Dietrich, Joan Crawford, Katharine Hepburn, Mae West, Fred Astaire e a própria Greta Garbo.

Como se não bastassem sua queda de popularidade e sua indecisão, Garbo sofria com o descrédito de muitos críticos, diretores e produtores, que denegriam sua imagem na imprensa. Ela chegou mesmo a ser motivo de piadas públicas.

Dentre os muitos projetos de Garbo para um retorno às telas, o que mais merece destaque é A Duquesa de Langeais, de 1949, baseado no romance homônimo de Honoré de Balzac e que teria Walter Wanger (1894-1968) na direção. Esse foi o último papel que Garbo realmente se interessou em fazer, mas que só não saiu do papel por causa de um colapso de última hora e pela falta de recursos.


Garbo sentia o mesmo, e sua melancolia se aprofundava. Se ainda não era totalmente reclusa, via agora motivos de sobra para se retrair. Era tão difícil para ela quanto para os outros compreender que algo tão trivial como Duas Vezes Meu podia destruir sua autoconfiança, e que todos os seus esforços subseqüentes seriam arruinados pelo que o nutricionista Gaylord Hauser resumiu em "mau conselho, roteiro ruim".

Viveu as últimas cinco décadas de sua vida reclusa em seu apartamento de sete quartos na East Side, rua 52, nº 450, em Nova Iorque, evitando a todo custo qualquer tipo de contato com a imprensa, por mínimo que fosse.
À medida que a velhice chegava (aliada ao insistente hábito de fumar, que tinha desde os 12 anos), o organismo de Greta Garbo ia ficando cada vez mais frágil. O último sucesso na eterna luta de Garbo por privacidade foi manter a imprensa no escuro acerca de suas doenças - inclusive de que fez uma mastectomia em 1984. Também manteve longe do público o fato de ter sofrido um ataque cardíaco brando, em agosto de 1988, na Suíça. Em junho de 1989, sua sobrinha Gray Reisfield (1932-) contratou um serviço de limousine de Nova Iorque para levá-la para fazer diálise no Rogosin Institute do Hospital de Nova Iorque três vezes por semana, durante seis horas exaustivas. Tinha um problema sério nos rins e outros relatórios acusavam uma doença gastrointestinal, diverticulite, além de insuficiência renal. Os rins e o estômago enfraqueciam rapidamente. Às vezes ficava sob os cuidados de sua amiga Jane Gunther, no apartamento dela.

Personalidade e vida pessoal

Apesar das investidas de vários homens, com destaque para o ator John Gilbert (1895-1936) e para o fotógrafo Cecil Beaton (1904-1980), Greta Garbo jamais se casou ou teve filhos.

Diversas fontes afirmam que, naquela época de métodos contraceptivos tão primitivos, Garbo e muitas outras atrizes fizeram abortos com um médico discretamente contratado pela MGM para essa finalidade (em regime de divisão de despesa com outros estúdios). O escritor Samuel N. Behrman diz que ela se submeteu a "uns dois" e o evento contribuiu para aumentar o terror ao sexo.
Só em 1928 Garbo começou a se tornar sexualmente independente, após a morte de Stiller e o fim de sua ligação com Gilbert. Garbo era tecnicamente bissexual, embora com o passar dos anos tenha gradualmente se tornado assexual (uma vez, ao sair de um sex shop em Paris, Garbo disse: "Ah, essa coisa de sexo… Ainda bem que essa parte da minha vida acabou"). Discreta, ela manteve relações afetivas (mas não necessariamente sexuais) com vários homens e mulheres, entre eles a sua grande amiga Mercedes de Acosta , a atriz e roteirista Salka Viertel, o maestro Leopold Stokowski , os atores George Brent  e Noël Coward , além das atrizes Lilyan Tashman e Fifi D'Orsay. No final da vida, envolveu-se com Cécile de Rothschild (rumores persistentes davam conta de que as duas eram amantes, embora nada tenha sido comprovado até hoje).

Prêmios e indicações

  • Em 1930, pelos filmes Anna Christie e Romance (o que dividiu os votos e deu a vitória a Norma Shearer);
  • Em 1937, por A Dama das Camélias (mas pela segunda vez, Luise Rainer levou a estatueta, naquele ano por Terra dos Deuses);
  • E em 1939, pela comédia Ninotchka.
Em 1935, foi premiada pela Associação dos Críticos de Cinema de Nova Iorque por sua atuação em Anna Karenina; dois anos depois, em 1937, recebeu o mesmo prêmio, dessa vez por A Dama das Camélias.
Em 1954, Hollywood fez uma reavaliação tardia do talento de Garbo e, num ato de contrição pela negligência no passado, a Academia lhe conferiu um Óscar especial pelo conjunto da obra. Como era de se esperar, a reclusa Garbo não compareceu à cerimônia para receber a estatueta, cabendo a Nancy Kelly receber o Oscar por ela.


Morte


Greta Garbo morreu em 15 de Abril de 1990, aos 84 anos, em New York Hospital como resultado de uma pneumonia e insuficiência renal. Ela tinha sido tratada com sucesso de um câncer de mama em 1984.
Garbo foi cremada, e após uma longa batalha legal, suas cinzas foram finalmente enterrados em 1999, no cemitério Skogskyrkogården ao sul de Estocolmo sua terra natal. Ela tinha investido muito sabiamente, particularmente em imóveis comerciais ao longo de Rodeo Drive , em Beverly Hills. Ela deixou sua herança inteira, estimado em 20.000 mil dólares, para sua sobrinha, Gray Reisfield.


Principais Filmes
Ninotchka
Rainha Christina
A Carne e o Diabo
A Dama das Camélias
Anna Karenina
Anna Christie
Grande Hotel



Nenhum comentário:

Postar um comentário