sábado, 11 de junho de 2011

Sinopse
Johnny Farrell (Glenn Ford) vai trabalhar para Ballin Mundson (George MacReady), o proprietário da um cassino ilegal numa cidade da América Latina e, rapidamente, desponta como seu braço direito. Tudo vai bem até que Mundson retorna de uma viagem com sua esposa, Gilda - uma mulher do passado de Johnny. Mundson, sem saber de seu antigo caso, designa a Farrell o trabalho de manter Gilda uma esposa fiel. Cheia de ódio, Gilda faz de tudo para antagonizar, intimidar e injetar ciúmes em Farrell - até que as circunstâncias permitam que ele se vingue. Um clássico do cinema americano no qual a lendária Rita Hayworth brilha com sensualidade e magnetismo quando canta "Put the Blame on Mame".



Gilda foi um marco na história do cinema, pois é considerado como tendo a primeira cena de strip-tease ja realizado em um filme, mesmo que sendo somente a retirada de luvas, mas para a época era o que bastava, era o auge da sensualidade mostrada em um filme hollywoodiano, como inúmeros críticos dizem "É a melhor cena de strip-tease ja feito, sem que a protagonista tire a roupa".

É um dos mais famosos filmes-noir de todos os tempos e bastante ousado para a censura dos anos 40. Nunca houve uma mulher como Gilda era a principal frase promocional do filme




Curiosidades

Gilda é considerado um dos filmes mais eróticos de todos os tempos, devido às frases dúbias e ao clima sugestivo presente em todas as cenas.

Além deste, Rita e Ford trabalharam juntos em O Protegido de Papai (1940), Show Business at War (1943), Os Amores de Carmen (1948), Uma Viúva em Trinidad (1952), Dinheiro é a Armadilha (1965) e That's Action (1977).

O filme não recebeu nenhum prêmio.

Gilda também é considerado um filme gay.

Frase marcante: Nunca houve uma mulher como Gilda.

A bomba que os americanos soltaram em Atol de Bikini, no Pacífico, foi batizada de Gilda, numa homenagem à personagem.

Quase todas as ações se passam em interiores e à noite.

Apesar do que muitos pensam, não é Rita Hayworth quem canta a canção tema "Put The Blame On Mame", na ocasião, diziam que a atriz não conseguia alcançar as notas mais baixas, e por esse motivo, chamaram outra pessoa, para cantar e assim Rita apenas dublar. A pessoa que cantou a música é a atriz/cantora Anita Ellis.

Gilda foi destaque no filme Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption) estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman - 1994. Quando o filme é mostrado para os detentos, Andy Dufresne pede para conseguirem um poster de Rita Hayworth para ele.

Michael Jackson usou algumas partes do filme em uma versão do videoclipe " Smooth Criminal ", que por sua vez, aparece no documentário The Michael Jackson This Is It.

No filme Mulholland Drive , A personagem Laura (que sofre de amnésia após um acidente de automóvel) assume o nome de "Rita" após ver um poster de Gilda na parede.

A personagem de Gilda, foi escrita especialmente para Rita Hayworth, mas esta pediu que fizessem algumas alterações no roteiro, para dar mais destaque a sua personagem.

Elenco

Rita Hayworth - Gilda
Gleen Ford - Johnny Farrell

George Macready - Ballin Mundson







Posters









Nenhum comentário:

Postar um comentário