domingo, 22 de maio de 2011



Marlon Brando, um dos nomes mais reconhecidos do mundo, o ator que marcou toda uma era, com seu profissionalismo e dedicação ao cinema e a causas humanitárias, ficou marcado por seu papel como Don Vito Corleone no filme O Poderoso Chefão, mas teve muitos outros grandes sucessos em sua brilhante carreira, Em Uma Rua Chamada Pecado, Brando fazia o papel de Stanley Kowalski, um desocupado e explorador da esposa. Tornou-se um símbolo sexual ao aparecer em fotos como o personagem, sempre de camiseta que lhe realçava os músculos.

No ano de 1953, Brando se tornaria um ídolo dos jovens da época ao interpretar Johnny Stabler em O Selvagem. No filme ele era um delinquente, líder de uma gangue de motoqueiros, vestido de jaqueta de couro e dirigindo uma motocicleta 1950 Triumph Thunderbird 6T. O filme marcaria toda uma geração de artistas, desde James Dean a Elvis Presley, os quais adoravam o estilo rebelde mostrado no filme.

Mas seu estilo como ator alcançaria o auge do sucesso e da fama nos anos 1970, com O Poderoso Chefão/O Padrinho e Último Tango em Paris, entre outros, tendo sido indicado para mais dois oscars pela Academia de Hollywood. Venceu pela sua interpretação de Don Vito Corleone, que rendeu ao personagem o título de "maior vilão da história do cinema".

--------------------------------------------------------------------------------
Marlon Brando era filho de Marlon Brando Sr. e Dorothy Pennebaker Brando. Os seus pais se separaram quando tinha apenas 11 anos de idade. A sua mãe levou os filhos para viver com a avó em Santa Ana, Califórnia, até 1937, quando decidiu reconciliar com o marido e viver com ele e com os rebentos numa vila chamada Libertyville, Illinois.

Dorothy era uma mulher talentosa, embora fosse viciada em bebidas alcoólicas e mãe ausente. Ela se envolveu com o teatro local, ajudou o jovem Henry Fonda a começar a carreira de ator e incutiu em Brando o interesse pela mesma. Sua irmã mais velha, Jocelyn, também foi atriz.

Brando teve uma infância tumultuada. Foi expulso da escola Libertyville High School e, aos 16 anos de idade, mandado para a academia militar Shattuck, em Fairbault, Minnesota. Lá, se sobressaiu nas aulas de teatro. Mas por tentar escapar do confinamento da escola, sofreu, mais uma vez, expulsão. Aceito de volta um ano mais tarde, decidiu não dar prosseguimento aos estudos.

Brando foi para Nova York atrás de suas irmãs. Uma tentava ser pintora enquanto a outra estava na Broadway. Em Nova York, Brando estudou em várias escolas de teatro com destaque para o tempo em que estudou com Stella Adler no seu estúdio que hoje ainda funciona como escola, a Stella Adler Actors Studio. Foi com Stella, a única professora nos EUA que realmente teve contato com Stanislavski fock.

Brando começou a chamar atenção atuando na peça de Tennessee Williams, Um Bonde Chamado Desejo. A peça foi filmada, mas acabou tendo seu lançamento atrasado, o que levou que figurasse como seu primeiro trabalho em cinema o filme, de 1950, Espíritos Indômitos . Esta produção contava a história de um veterano da Segunda Guerra Mundial ferido em combate angustiado por estar preso a uma cadeira de rodas, Logo depois foi chamado para estrelar o filme Uma Rua Chamada Pecado, baseada na peça, e depois disso, não parou mais, implacou inúmeros grandes sucessos, o que tornou seu nome, sinônimo de beleza e competência para incorporar os mais diversos tipos de personagens.

Em 1976, Brando declarou que já teve experiências homossexuais com vários homens, e que não ligava para o que as pessoas pensavam.

Brando casou-se várias vezes. Sua primeira mulher foi Anna Kashfi, com quem teve um filho, Christian, em 1958. Casou-se depois com Movita Castaneda, com quem teve outro filho, Miko Brando. Casou-se também a taitiana Tarita Teriipia, com quem teve dois filhos, Cheyenne e Teihoutu. Em 1970 adotou Petra Barret Brando. Uniu-se ainda a Cristina Ruiz, com quem teve Nina, em 1989.

Brando se tornou conhecido por suas cruzadas de direitos civis , direitos dos indígenas americanos, e outras causas políticas. Ele também ganhou uma reputação de "bad boy" por suas declarações públicas. Em 12 de junho de 1973, Brando quebrou mandíbula de um paparazzo, Ron Galella. Galella tinha seguido Brando, que estava acompanhado pelo apresentador de talk show Dick Cavett , após uma gravação do The Dick Cavett Show , em Nova York. Ele teria feito um acordo de $40.000 fora do tribunal e também teria sofrido uma infecção na mão como resultado da briga. Galella usou um capacete de futebol na próxima vez em que foi fotografar Brando em uma baile beneficente a Associação dos índios americanos.

Nos anos 1980, Brando decide interromper sua carreira e se retira para a ilha de Tetiaroa, na Polinésia Francesa, da qual era o dono desde 1966. Ganha peso e é fotografado várias vezes usando um largo sarongue polinésio. Com problemas financeiros, retomou sua carreira cinematográfica em 1989. Chegou a fazer uma paródia de si mesmo no filme de 1990 Um Novato na Máfia, no qual praticamente repetiu a caracterização de Don Vito Corleone. Brando passou a ter sérios problemas pessoais, com o julgamento do filho Christian por assassinato do namorado da irmã Cheyenne e que, deprimida, se suicidou poucos anos depois (1995).

Dirigiu apenas um filme: o western A Face Oculta (1961), substituindo o diretor Stanley Kubrick no início das filmagens. Obteve alguns elogios da crítica, demonstrando estilo lento e inovador no gênero: filmou o mar, cenário incomum dos western. Também no duelo final com seu amigo na vida real Karl Malden, usa ângulos e coreografia fora do normal. No western que fez com Jack Nicholson, ( Duelo de Gigantes, 1976), ele faz um pistoleiro bem estranho, dando continuidade à sua visão e a do diretor Arthur Penn, inovadora mas com tendências acentuadas para parodiar o gênero.

Em 01/07/2004, Brando morreu, aos 80 anos. Ele deixou para trás onze filhos, bem como mais de trinta netos. A causa da morte foi insuficiência respiratória provocada por fibrose pulmonar. Ele também sofria de insuficiência cardíaca congestiva e problemas de visão causados ​​pela diabetes e câncer de fígado. Antes de sua morte e, apesar de seus problemas de saúde, gravou sua voz para aparecer em The Godfather: The Game , mais uma vez como Don Vito Corleone.

Karl Malden , companheiro do ator Marlon Brando em Um Bonde Chamado Desejo, Sindicato de Ladrões , e One-Eyed Jacks, fala em um documentário que acompanha o DVD de Um Bonde Chamado Desejo sobre um telefonema que ele recebeu de Brando pouco antes de sua morte. Brando disse estar angustiado, Malden quis ir até sua casa, mas Brando disse que não havia necessidade. Três semanas depois, Brando. Pouco antes de sua morte, Brando teria recusado que lhe fosse colocado um tubo que levasse oxigênio para seus pulmões, que, segundo lhe disseram, era a única maneira de prolongar a sua vida.

Brando foi cremado e suas cinzas foram colocadas junto com os de seu amigo de infância de Wally Cox e um outro amigo. Eles foram então dispersas, em parte no Tahiti e em parte do Vale da Morte.

Principais Filmes:
O Poderoso Chefão
Sindicato de Ladrões
Apocalypse Now
Uma Rua Chamada Pecado
Viva Zapata!
O Último Tango em Paris
Espíritos Indômitos
Superman - O Filme
Júlio César
A Face Oculta
Os Deuses Vencidos
Eles e Elas
Caçada Humana
O Grande Motim



Nenhum comentário:

Postar um comentário